Diferenças entre processador AMD x INTEL no ramo de arquitetura e engenharia.

Na hora de escolher um computador, um dos pontos mais importantes de serem analisados é o processador que compõe a máquina. Quando falamos sobre arquitetura e engenharia, os profissionais dessa área sabem que esse fator deve ser levado em conta, ter um processador mais eficiente faz toda diferença na produtividade dos arquitetos e engenheiros.

Atualmente existem dois tipos de processadores que ganham destaque no mercado: o processador AMD e o processador Intel. E aí, qual será que é melhor? Quais são as diferenças entre um e outro? Quais são as características de cada um?

Com uma pesquisa rápida você verá que a Intel é a marca de processadores mais popular do mundo. Da mesma forma que, ao realizar uma pesquisa de mercado, você também consegue identificar que existem várias opções que apresentam o processador AMD como elemento principal, as quais ocupam o segundo lugar na posição dos processadores mais comprados.

Essa popularidade Intel ainda é predominante, mas a verdade é que os processadores AMD estão ganhando espaço e conquistado o gosto e, principalmente, o bolso dos consumidores, por serem processadores mais em conta, acabam garantindo uma vantagem à empresa e profissionais da arquitetura e engenharia nesse sentido. É importante lembrar que “mais barato” não significa, necessariamente e nem em todos os casos, que o processador tem desempenho ruim. Pode não ser tão bom quanto um rival, mas certamente não deve ser ruim.

No que se refere ao desempenho, as diferenças entre Intel e AMD são mínimas atualmente. No geral, as duas empresas produzem processadores diferentes em quase todas as frentes — preço, energia e desempenho. Os chips Intel tendem a oferecer melhor desempenho por núcleo, mas a AMD compensa com mais núcleos.

Para resumir, você deve levar em conta suas expectativas e como pretende utilizar seu computador. Se o seu objetivo é apenas ter um bom um equipamento para tarefas simples é provável que a Intel ainda tenha a vantagem.

Contudo, se você precisa trabalhar com render, softwares pesados e precisa de agilidade então a AMD pode ser a escolha ideal para si.

Compartilhe este material:

Posso lhe ajudar?